sexta-feira, 10 de junho de 2016

Comissão Nacional da Verdade

Comissão Nacional da Verdade


A Comissão Nacional da Verdade foi criada pela lei 12528/2011 e instituída em maio de 2012 com o objetivo de apurar as violações dos direitos humanos ocorridos no período da ditadura militar brasileira, ou seja, o período obscuro da nossa história compreendido entre 1964 e 1988, vasculhando minuciosamente os fundos arquivísticos das instituições do governo, com enfoque principal naquelas que possuíam maiores poderes e com maior número de acusações de violações.

https://desarquivandobr.files.wordpress.com/2013/03/setimabc_x1.jpg
Art. 11 da Lei 12528/2011, parágrafo único:  Todo o acervo documental e de multimídia resultante da conclusão dos trabalhos da CNV deverá ser encaminhado ao Arquivo Nacional para integrar o Projeto Memórias Reveladas.

Blog "O Tabularium"


O Tabularium
O Tabularium, “aborda Marcas Famosas Pirateadas”

1 - Quais são os principais pontos aproveitáveis do blog em questão? Justifique.

Os pontos principais a serem apontados, seriam: a ótica diferenciada do grupo com relação ao conceito de documento, pois é possível perceber as várias possibilidades  de análises, tanto diplomáticas, quanto tipológicas, além de uma nova visão arquivística dos documentos contemporâneos, ou não convencionais abordados pelo grupo, campo que vem crescendo dentro da arquivologia.

2 - Como está o blog no referente a sua usabilidade e adequação com as disciplinas de DTD e Permanente?


Tanto a usabilidade quanto a adequação estão de acordo com o que foi proposto. Mesmo sendo uma ferramenta nova, tanto o formato quando a navegação estão bem intuitivas e de fácil acesso, as ligações entre o tema com a diplomática e tipologia foram realizadas com sucesso e os objetivos propostos foram alcançados com sucesso. 

3 - O blog está mantendo essa mesma usabilidade e adequação no que se refere ao tema escolhido? Comente.

Sim, pois o tema principal do blog se encontra na análise de produtos falsificados e o grupo conseguiu manter o tema em foco em boa parte de suas postagens, mesmo utilizando documentos não convencionais, eles conseguiram realizar análises diplomáticas e tipológicas e manter a ligação com a arquivologia.

4 - Como está a abordagem do blog caso o público "leigo de arquivo" o visite?

Em algumas postagens o grupo consegue expor o conteúdo de forma didática e bem explicativas para o público que não possui conhecimento específico, com exceção de algumas atividades em especial que a linguagem foi mais técnica, como algumas atividades individuais, a atividade que define o tema do blog e afins.

5 - Deixe um comentário feedback geral para o Blog visitado.

O grupo consegue fazer a ligação corretamente entre a diplomática e tipologia com o tema, porém poderia melhorar especificamente a relação com o arquivo permanente.

Pesquisa nos blogs discentes

Atividade do blog mãe

1) Culturarq


O grupo levantou questionamentos sobre a disponibilização de forma objetiva à informação, caso contrário, essa informação será apenas preservada e guardada, sem ser disponibilizada. “Acessibilidade à informação... para o desenvolvimento social e cultural são provas escritas de um passado... que podem ser usadas como provas ou até mesmo para corrigir erros e, principalmente, para não cometê-los novamente.”
Foram analisados e disponibilizados aos visitantes documentos do Departamento de Censura a Diversões Públicas, departamento responsável por preservar a moral o os bons costumes da sociedade da época e, consequentemente, censurar manifestações culturais identificadas, por critérios próprios, como ameaças. E ““... como prova de intervenções militares em expressões culturais, como a Ditadura modificou músicas ou novelas ou filmes e diversas outras manifestações. “Os documentos gerados pela censura militar” como “provas de como agiam esses interventores, quais eram suas intenções e as modificações que os mesmos fizeram”.

O grupo mostrou produções artísticas, músicas, novelas, discos que foram censurados, fazendo o público interagir com o estande e não ficando preso apenas à explicação. Analisando esses documentos sob a perspectiva da Análise Diplomática e tipológica, e mostrando que tais documentos não são uma coleção, são documentos de Arquivo (Permanente).

2) Diplomática em Cena



                Na oficina foi realizada uma análise diplomática e tipológica de uma ficha técnica áudio visual, que serve como instrumento de trabalho da classificação indicativa.  Essa análise demonstrou os elementos necessários para que esse documento tenha validade, o caminho que ele percorre durante sua tramitação e a função que ele exerce dentro de um contexto arquivístico, evidenciando a importância da disciplina para o curso de arquivologia.

            Ao final da oficina, foram distribuídos kits com uma descrição do endereço do blog da equipe, três panfletos sobre os critérios de classificação supracitados e um guia prático contento informações sobre a análise técnica das obras audiovisuais.


O grupo Meninas de Diplomática, com o tema “sua digital te identifica”, abordou a digital como fonte de informação referencial, que cria ou faz parte de um documento arquivístico. Ao analisar a oficina virtual, observamos que o grupo procurou ao máximo seguir o roteiro programado, porém de forma sumária. Foram usados vários recursos na apresentação, como o auxílio de notebooks, cartazes, banner, camisas personalizadas e até mesmo um relógio de ponto eletrônico, fundamentais para um melhor entendimento do assunto, por parte dos ouvintes. O conteúdo abordado, passando dos conceitos básicos da Arquivologia até os desafios da utilização da digital, foi suficiente para dar uma noção básica a quem tinha pouco ou nenhum conhecimento sobre o tema. Há que se destacar também o cartaz destinado ao registro das digitais de todos que assistiram a oficina e o certificado de participação, que no lugar da assinatura, exigia o registro da digital. Pudemos aprender com o grupo, que a apresentação da oficina exige objetividade e criatividade, e adequação de todo recurso utilizado ao tema.